InícioTendências8 tendências tecnológicas que estão tomando conta das salas de aula

8 tendências tecnológicas que estão tomando conta das salas de aula

Caso houvesse ainda dúvidas de que a tecnologia mudaria completamente o contexto da educação, a situação epidêmica os afetou, no final, eles desapareceram. Afinal, é verdade que o isolamento social acelerou a transformação digital nas mais diversas áreas da sociedade.

O ensino a distância, por exemplo, mostrou-se um método eficaz na época e possibilitou a manutenção do aprendizado dos alunos. Juntos, o uso de recursos tecnológicos tornou-se essencial para a continuidade e melhoria da experiência do aluno no processo educacional, tanto em sala de aula quanto remotamente.

Pensando nisso, listamos 8 tendências que já estão presentes nas escolas em 2022.

1. O metaverso na educação

Visto como um universo digital que possibilita a realização de atividades do mundo real, como encontrar amigos, ir ao shopping e muito mais, o metaverso é uma tecnologia que visa aproximar os usuários da realidade por meio de luvas com sensores, óculos e muito mais. Dentro das escolas, o metaverso muitas vezes possibilita a criação de lugares e até cidades que podem ser compartilhados entre os alunos como uma realidade comum e, assim, estimular mais interesse e engajamento dos alunos na sala de aula.

Além disso, é importante destacar que esta solução encurta distâncias e promove o acesso remoto a pessoas, lugares e instituições de ensino em qualquer lugar do mundo.

2. CryptoArt

CryptoArt é simplesmente uma arte digital colecionável de edição limitada, registrada criptograficamente como um NFT – Non-Terrible Token. Em outras palavras, é uma espécie de símbolo, que impossibilita a reprodução de uma obra de arte por outras pessoas e garante sua autenticidade, da mesma forma que as obras visuais apresentadas em museus e galerias famosos. A expansão do CryptoArt levou muitos artistas a começarem a produzir conteúdo com NFT.

Assim, ao adquirir arte digital, tem-se a certeza de que está adquirindo um arquivo devidamente certificado. Embora a CryptoArt ainda tenha um papel oculto no contexto brasileiro, tudo mostra que, em um futuro próximo, a solução pode transformar as aulas de arte-educação.

3. Robótica e programação

Cada vez mais em tecnologia educacional, programação e robótica estão surgindo como formas de estimular as habilidades de raciocínio lógico dos alunos. Além disso, eles também ajudam os alunos a resolver problemas de forma flexível e interativa.

Juntas, essas ferramentas despertam a grande curiosidade científica dos alunos em disciplinas como física, matemática, engenharia, etc.

4. Realidade aumentada

Também conhecida pela abreviatura AR, a Realidade Aumentada inclui tecnologia que permite a interação entre o mundo virtual e o mundo virtual a partir de um dispositivo. Embora ainda esteja em ascensão no Brasil, a RA provou ser muito popular em escolas de todo o mundo, permitindo que os professores melhorem os níveis de aprendizado dos alunos por meio de maior interação e engajamento em sala de aula.

Em uma aula de história, por exemplo, onde o professor apresenta as pirâmides do antigo Egito, além de ilustrar o conteúdo com fotos e vídeos, usando RA, ele permitirá que os alunos apontem a câmera do celular para a apostila e visualizem os monumentos. à sua frente, como se estivesse visitando cara a cara.

5. Mídias sociais

Muito populares no cotidiano brasileiro, as redes sociais também podem ser boas impulsionadoras do aprendizado. Afinal, com eles, os alunos podem acessar facilmente os conteúdos sugeridos pelos professores, além de participar de grupos, fóruns e determinadas comunidades sobre um tema específico ou um tema proposto. Dentro de um ambiente virtual totalmente focado na interação com as pessoas, os professores são capazes de promover novos métodos de ensino e mudar o poder dos testes e avaliações de desempenho, utilizando diferentes canais e conteúdos educacionais.

6. Chatbots

Mais presentes em aplicativos comerciais e voltados para vendas, os chatbots também são boas soluções para o aprendizado motivacional, pois, na verdade, são softwares especialmente desenvolvidos para viabilizar a comunicação digital, seja por meio de mensagens de texto ou de voz. No contexto educacional, os chatbots são muito úteis para facilitar o ensino a distância e auxiliar professores e alunos no processo de aprendizagem. Outra grande vantagem é que essa tecnologia pode ser facilmente utilizada no dia a dia dos alunos e é utilizada para esclarecer dúvidas, enviar e corrigir trabalhos, etc.

7. Jogos

O movimento de incluir elementos de vídeo games em atividades cotidianas na sala de aula é também conhecida como gamificação, tendo como objetivo estimular os alunos a resolverem problemas e melhorando o aprendizado em sala de aula. Ao utilizar elementos como níveis, missões e tarefas encontrados nos jogos, os alunos se interessam mais pelos estudos e são estimulados a ter uma competição saudável.

8. Educação a Distância (EAD)

O ensino a distância é o método mais comum de oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Esses cursos são realizados online, por meio de um portal educacional, com material didático na forma de documentos e videoaulas. O EAD é ideal para quem tem a agenda lotada e não tem muito tempo para se dedicar aos estudos, e que não tem condições de frequentar uma instituição acadêmica.

O método EAD ainda não está aprovado no Brasil nas escolas de ensino fundamental e médio, pois é obrigatório que todas as crianças e jovens frequentem a escola. No entanto, dada a emergência de saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19, várias alterações foram tomadas para permitir aos alunos do ensino básico a continuação das aulas com o apoio do ensino à distância e a introdução de novos métodos, suportados pela tecnologia digital.