O combate a inadimplência escolar é um trabalho árduo e contínuo, e deve ser realizado em diversas frentes. Podemos ver esse tema por dois lados, sendo que por um é necessário renegociar multas por atraso e estruturar o processo de cobrança, por outro também é necessário priorizar os gastos em sua instituição. Dessa forma, é possível acertar as contas de imediato e garantir que sua escola ou curso atinja o patamar ideal de estabilidade financeira.
Como priorizar os gastos em diferentes setores na IE?
É importante ressaltar que nenhuma economia deve prejudicar a qualidade do ensino ou a manutenção da sua escola. Na verdade, a economia deve ser pensada para melhorar os processos da sua instituição, pois a ineficiência costuma custar caro.
É fácil perceber que precisamos controlar os gastos, mas é mais difícil definir onde os cortes podem ser feitos. Por isso, hoje vamos te mostrar algumas formas de reduzir esses gastos e investir melhor o seu orçamento.
Custos de comunicação
A comunicação escolar pode consumir muitos recursos em sua instituição. Mesmo que você não perceba, muito dinheiro é gasto para manter contato com pais, responsáveis e alunos por meio de materiais impressos e ligações telefônicas.
Você sabia que pode economizar uma quantia decente de dinheiro todos os meses reduzindo o uso de papel e telefone? O uso inteligente de recursos online, como redes sociais, pode ajudar a reduzir o uso de recursos mais tradicionais mencionados acima. Além disso, já existem aplicativos desenvolvidos especificamente para a comunicação escolar! Com uma agenda digital, é possível tornar a comunicação muito mais prática e com um custo menor do que se gasta com impressões e ligações telefônicas.
Despesas para atrair alunos
A captação de alunos é um processo que na maioria das vezes requer investimento. Mas é importante perceber porque os recursos podem ser desperdiçados se o investimento não for bem planejado. A ideia é encontrar uma forma de gastar menos e obter melhores resultados, então fique atento a como está fazendo isso!
Agora você deve estar se perguntando: então como faz? A resposta é: planejar um processo de captação de recursos estratégico e econômico! Se você criar seu público-alvo e pesquisar a forma mais adequada de atingi-lo, poderá eliminar muitas opções e economizar muito. Aprenda a se planejar bem para atrair alunos!
Lembre-se: é importante atingir quem realmente importa, ou seja, as possíveis pessoas que têm potencial para se candidatar à sua escola ou curso.
Despesas à medida que sua instituição se expande
Às vezes é melhor colocar o sonho de expandir sua instituição de ensino em espera quando você tem que priorizar despesas e lutar com dívidas inadimplentes. Abrir uma nova unidade ou ampliar o prédio em que sua instituição funciona são exemplos de investimentos importantes, mas que podem ser insustentáveis se sua escola ou curso já estiver com dívidas e inadimplência.
Antes de começar a pensar em expandir sua instituição, é preciso se organizar. Além disso, tudo deve estar definido em seu planejamento estratégico: um plano de ação que deve ter como objetivo melhorar sua instituição e depois expandi-la. Você também precisa ficar de olho nas finanças da sua instituição.
Gastos com burocracia
Você sabia que existem despesas que estão diretamente relacionadas ao excesso de burocracia? Alguns exemplos são o custo do papel, impressão de documentos e custo de transporte, transporte, armazenamento e manutenção da papelada; são gastos desnecessários, você pode e deve reduzi-los.
A solução neste caso é um sistema de gestão escolar que automatize sua instituição e otimize todos os processos! Você pode imaginar que essa é uma solução além do seu orçamento, mas a verdade é que se você colocar todos os seus custos na ponta do lápis, vai perceber que pequenos gastos, quando muito repetidos, geram grandes custos. Assim, o sistema de gestão vem se mostrando uma ótima opção para priorizar gastos e ao mesmo tempo combater a inadimplência escolar.