Seja em escolas públicas, sejam em instituições particulares, uma das principais dúvidas nesses ambientes diz respeito a forma como o atendimento deve ser feito. Em termos gerais, o mecanismo de atendimento e as principais questões relevantes sobre o assunto devem ser baseados nos procedimentos de atendimento de qualquer empresa. Isto é, é necessário perceber que a escola é sim uma empresa e como tal necessita contar com um protocolo de atendimento adequado a sua realidade.
No que concerne ao atendimento escolar, outro ponto relevante refere-se a capacidade dos envolvidos reconhecer que precisam adaptam as suas ações de atendimento acorde as necessidades dos membros do público-alvo. É lógico que o atendimento prestado ao estudante é diferente em escolas de educação infantil se comparado ao atendimento à família. No entanto, essas diferenças não são tão proeminentes em instituições de ensino superior, cursos pré-vestibulares, entre outros.
Ainda de acordo com a realidade acadêmica, é indispensável gerar um bom atendimento na escola. Esse é de extremo interesse para fidelizar os alunos, captar alunos em potencial, potencializar a comunicação entre a escola e o núcleo familiar.
Está com dúvidas sobre como melhorar o atendimento escolar? Então, fique conosco e preste atenção nas dicas que serão fornecidas a seguir. Elas são relevantes para que a sua escola agregue valor ao atendimento e promova uma melhor educação.
5 elementos para realizar um bom atendimento escolar
Um dos fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma instituição de ensino é o atendimento. Este fator não afeta unicamente as escolas, qualquer empresa que realiza atendimento ao público necessita contar com um atendimento diferenciado, favorável e que proporcione retorno positivo às pessoas.
Um atendimento escolar de qualidade conta com cinco elementos primordiais:
- Conhecimento acerca do serviço educacional oferecido.
- Respeito, cordialidade, cortesia e educação no tratamento com o público.
- Reconhecimento dos procedimentos adotados pela escola em termos de orientação e organização.
- Contar com recursos materiais suficientes para desempenhar as atividades de atendimento.
- Possuir ferramentas tecnológicas que promovam um melhor exercício profissional.
Após conhecer quais são os pilares de um bom atendimento, é preciso ponderar se a sua instituição de ensino conta com essas bases. É claro que o desenvolvimento dos mesmos varia de instituição para instituição, contudo, é primordial que todas possuam esses elementos.
A compreensão dos elementos permite adentrar a forma como realizar um atendimento de qualidade. Veja a seguir, as cinco dicas essenciais que qualquer instituição de ensino deve seguir para alcançar bons resultados.
Dicas para um atendimento escolar otimizado
- Orientação e treinamento
Algo indispensável em qualquer empresa que deseja se destacar no campo do atendimento é proporcionar uma correta orientação e treinamento aos seus colaboradores. Além dessas ações positivas, é importante considerar a cobrança como parte das atividades dos gestores de centros educacionais. Assim, quando necessário, é importante cobrar resultados e ações proativas em busca de um melhor atendimento escolar.
A disponibilização de um eficiente serviço de atendimento ao consumidor é uma medida eficiente, contudo, demanda conhecimento e preparo por parte dos atendentes. A escola deve proporcionar um adequado canal de contato que permita emitir críticas, esclarecer dúvidas, encaminhar sugestões. Essa prática permite potencializar o atendimento.
- Preparo de porteiros e pessoal de operações
Além de prestar atenção na qualificação do atendimento de professores e profissionais envolvidos na educação dos estudantes, é importante que a escola priorize a orientação dos colaboradores operacionais. Proporcionar a informação adequada para que estes possam esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da escola também é indispensável para um bom atendimento.
- Procedimentos de secretaria bem esclarecidos
É necessário que haja clareza nos procedimentos a serem efetuados na secretaria acadêmica. A adoção de procedimentos padronizados facilita o contato com as pessoas que demandam atendimento. Além disso, agiliza as ações, evita a formação de filas e diminui a chance de insatisfação. Outro ponto relacionado a este assunto é o encaminhamento das pessoas a outros setores. É primordial que os atendentes tenham plena ciência dos procedimentos e saibam o setor adequado para a resolução do problema da pessoa atendida.
- Perfeita organização de uma agenda escolar e um calendário
Uma escola organizada deve ter um calendário bem planejado e uma agenda organizada. Nesses, devem ser incluídos eventos, reuniões, atividades relevantes do ciclo escolar, entre outras informações fundamentais na vida acadêmica dos alunos. Além disso, devem estar explicados o período de atendimento da secretaria, direção, coordenação e outros setores da instituição.
- Uso de ferramentas tecnológicas são alternativas importantes
O uso de ferramentas como um potente aplicativo escolar fornece diversos benefícios à escola. Alguns deles são o controle de presença, envio de mensagens instantâneas, mecanismos de compartilhamento de arquivos.
Quer saber mais informações sobre a melhor alternativa para potencializar a comunicação entre a escola, alunos e família? Entre em contato conosco e solicite mais informações.