Entenda a diferença entre atividade extracurricular e o ajuste curricular
Com a crescente preocupação em entregar uma educação completa para os estudantes, muitas escolas
estão buscando alternativas para trazer um desenvolvimento mais completo e se diferenciar da concorrência. Com esse
objetivo, algumas instituições estão implementando o ajuste curricular para desenvolver atividades complementares na
educação infantil.
Por ser um tema relativamente novo, muitas pessoas acabam confundindo o ajuste curricular com as
atividades extracurriculares convencionais. Embora pareçam semelhantes, existem diferenças essenciais entre essas duas
práticas, conforme veremos a seguir.
Assim como nas atividades extracurriculares, o ajuste curricular propõe atividades fora do período de
aulas, mas com uma abordagem diferente. Mais do que oferecer dinâmicas, brincadeiras e atividades recreativas, o ajuste
curricular propõe o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma educação integral, mas de acordo com as afinidades
e preferências da criança.
De acordo com o desenvolvimento de uma criança, é completamente natural que ela acabe preferindo um ou outro
tipo de atividade de acordo com seus gostos e personalidade. Pensando nisso, o ajuste curricular buscar agregar uma maior
personalização das atividades extracurriculares propostas pela escola, permitindo que a criança foque naquilo que é mais
compatível com seus interesses.
O fundamento da aprendizagem está na colaboração dos alunos com os professores, e ao impor atividades
incompatíveis ou que não gerem interesse na criança, não é possível estabelecer uma interação positiva. Ao oferecer opções
diversas, mas com embasamento pedagógico, o desenvolvimento das potencialidades das crianças fica muito mais sensato e
eficiente.
Desenvolvimento de competências por meio de atividades
Pensando em um desenvolvimento completo, os ajustes curriculares, fundamentados em critérios pedagógicos, podem agregar
muito valor ao ensino. É possível estabelecer o que a criança deve aprender, como e quando o aprendizado deve acontecer.
Veja a segui alguns benefícios dessa prática para os alunos:
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Desenvolvimento de aptidões: ao ser incluída em atividades mais compatíveis com as suas preferências, a criança
poderá desenvolver com mais profundidade as suas aptidões. Ao promover o desenvolvimento acadêmico com mais foco, a
escola ajuda o aluno a estabelecer metas e ambições para o seu futuro.
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Melhora o rendimento escolar: as atividades propostas não são aleatórias. Tudo que apresentado para os alunos tem
como objetivo um desenvolvimento específico e pré-determinado, auxiliando a criança de forma ativa nos estudos.
O aluno passa a ressignificar determinados conteúdos e a sua aplicabilidade na vida real. Os projetos
multidisciplinares incentivam e agregam valor ao que já é apresentado na escola.
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Desenvolve habilidades socioemocionais: tão importante quanto o desenvolvimento acadêmico, é a capacidade de
interagir com inteligência e empatia, pois são habilidades essenciais no mercado de trabalho. Ao propor atividades
em grupo, é possível demonstrar para a criança a importância da diversidade, do respeito e da empatia, lidando com
suas emoções de forma mais eficiente.
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