A comunicação é uma habilidade muito importante que deve ser desenvolvida em todo o meio escolar, não somente na sala de aula. Os professores de qualquer nível educativo devem estabelecer os meios para empreender uma comunicação eficiente com os alunos e os pais de família. Também é prioridade uma boa comunicação entre os professores e a diretoria acadêmica.
Embora esteja clara a importância de manter um adequado processo de comunicação na escola, muitas instituições ainda são negligentes quando o assunto é investir na mesma. Assim, muitas deixam de prestar atenção na maneira como se comunicam com o restante do núcleo educativo e com a comunidade. Neste sentido, é vital estabelecer os canais corretos de comunicação para cada uma das pessoas formadoras do público-meta da instituição. Lembre-se que uma comunicação eficiente deve priorizar a busca por canais adequados para o contato com os professores, alunos, famílias, comunidade. Desta forma, é primordial escolher o melhor canal de comunicação acorde o grupo de pessoas para o qual é direcionada a mensagem.
O processo de comunicação na escola
Ao iniciar o processo de comunicação os envolvidos pretendem estabelecer uma espécie de comunhão com o outro. A intenção que gera o início desse processo é o desejo de compartilhar uma informação, uma ideia, uma atitude e um sentimento.
A comunicação é um processo de integração entre as pessoas no qual expressam as suas qualidades psicológicas. Além disso, através do processo é possível formar e desenvolver ideias, expressar sentimentos, tirar dúvidas, etc.
Na escola, cada pessoa possui o seu próprio sistema de comunicação tendo em vista as suas atitudes, a sua orientação, o modo de se relacionar com as outras pessoas. Na comunicação também interfere o trabalho que desempenha, a organização geral da sua vida e todo um conjunto complexo de fatores.
A habilidade de cada um de empreender a comunicação transcende as suas capacidades de falar ou escrever de forma adequada. As características da personalidade, as possibilidades de êxito e a sua autorrealização parecem ter relação direta com a capacidade individual de comunicar-se com êxito.
Em termos gerais, a educação e a comunicação acontecem de forma simultânea. É fundamental que a escola compreenda que o processo docente educativo é um processo comunicativo onde o professor e o aluno participam ativamente na solução de tarefas e na aquisição de novos conhecimentos. Portanto, há uma aprendizagem compartilhada e essa só é alcançada com um eficiente processo de comunicação. Isto indica que mediante a comunicação acontecerá um encontro entre sujeitos e esse transcenderá em um novo saber, ou seja, em uma ação transformadora.
Também é de profunda relevância que a escola vislumbre a relevância do processo de comunicação, haja vista que é a única situação que permite a entrega e recebimento de conhecimento. Quando este processo encontra-se afetado pelas barreiras ou ruídos na comunicação, o resultado pode ser comprometido.
Barreiras na comunicação: O que são e como evitá-las
A comunicação é o processo de transmissão e recepção de ideias, informação e mensagens. O ato de comunicar é um processo complexo no qual duas ou mais pessoas se relacionam. Esta relação acontece através da troca de mensagens com códigos similares a fim de ocorrer o completo entendimento da mensagem. O processo de comunicação é considerado como um fato sociocultural. Esse processo pode ser afetado por obstáculos ou barreiras que impedem ou dificultam o encaminhamento das mensagens. Como consequência dessa intervenção, ocorre uma deformação na mensagem e o processo vê-se nitidamente afetado.
No que se refere ao processo de comunicação dentro de uma escola, não há como negar que é visível a detecção de inúmeras barreiras. Isso acontece porque há uma convivência de pessoas com diversos valores e condições sociais. Assim, é necessário empreender ações que visem diminuir os efeitos nocivos das barreiras no ambiente escolar.
Sobre os ruídos ou barreiras, existem cinco tipos de barreiras e todas elas incidem de maneira negativa no processo de comunicação:
Barreira física
São as circunstâncias apresentadas no meio ambiente e que limitam a boa comunicação. Algumas das principais barreiras físicas são a iluminação, distância, deficiência de meios (telefone, microfone, televisão, etc).
Barreira semântica
Ela acontece quando as pessoas desconhecem os sentidos das palavras. É preciso prestar atenção redobrada principalmente quando o professor busca comunicar-se com os alunos e a escola com os pais. O ideal é utilizar palavras conhecidas pelo receptor da mensagem e adequadas ao seu nível de conhecimento.
Barreiras fisiológicas
Impedem de emitir ou receber a mensagem com clareza e precisão. Alguns exemplos deste tipo de barreira são a alteração dos órgãos que constituem os sentidos, deficiência para escrever, ler e ouvir, entre outros.
Atenção a esta barreira! Hoje em dia, por conta das ações inclusivas, muitas escolas contam com pessoas capacitadas para atender alunos com capacidades especiais. No entanto, sabe-se que a maior parte dessas instituições pertence a rede particular de ensino. É importante que a escola incentive a comunicação e proporcione as ferramentas necessárias para que este processo ocorra com êxito no contato escola-aluno.
Barreiras psicológicas
Estas representam a situação psicológica particular do emissor ou receptor da informação. Muitas vezes, esta é ocasionada pela simpatia ou antipatia do receptou e/ou emissor. A alteração da mensagem também pode ocorrer por conta de estados emocionais como o medo, ódio, tristeza, alegria, etc. Também pode ser ocasionada quando o receptor não gosta da mensagem ou não está disposto a ouvir, algo comum para os estudantes.
Barreiras administrativas
Estas podem ocorrer por falta de planejamento, orçamento mal realizado, distorções semânticas, expressão deficiente, perda na transmissão da mensagem, entre outros motivos.
Como evitar as barreiras da comunicação na sua escola
Uma barreira não é um obstáculo impossível para a comunicação. É possível adotar uma série de estratégias para evitá-las ou superá-las.
- Envie mensagens claras, compreensíveis e adequadas às possibilidades do receptor.
- Use expressões que facilitem a comunicação e evitem as que obstruem.
- Mantenha a congruência entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal.
- Assuma uma atitude de empatia com o interlocutor. Isto é, coloque-se no lugar do outro.
- Escute com atenção.
- Esclareça o seu ponto de vista e entenda o do outro.
- Faça uso da retroalimentação para verificar a compreensão adequada.
- Evite julgamentos.
- Controle as emoções que possam prejudicar o processo de comunicação.
Importância da comunicação entre a escola e a família
A comunicação dentro da instituição de ensino tem extrema relevância no processo educativo. Mas, além deste processo ser fundamental para o compartilhamento do conhecimento, ele também é indispensável no relacionamento escola-família.
Muitas escolas priorizam a boa comunicação da instituição com a família do estudante. Contudo, é comum que este processo seja afetado por fatores como as barreiras. Entre os aspectos que mais influenciam a deterioração da comunicação entre escola-família está a falta de interesse por desenvolvê-lo. Para que isto não aconteça, é primordial que uma série de habilidades de comunicação fundamentais para o entendimento seja colocada em prática.
4 dicas para melhorar a comunicação entre a escola e a família
Evite o uso de uma dupla linguagem
Este ponto faz referência a evitar falar de um jeito na frente da pessoa e de outra forma por trás. Isto joga pelo ralo um princípio primordial que deve imperar na escola: o princípio da sinceridade. É indispensável que professores, diretores, pais e alunos abordem os problemas de frente.
Escuta ativa
Ouvir é a chave da comunicação. Um dos problemas deste ponto é que muita gente ouve a mensagem já pensando na resposta e não se dá conta de decodificar a mesma antes de emitir a resposta. Pense nisso!
Realização de perguntas
Perguntar é saudável e colabora no processo de comunicação, em especial, quando algum ator do processo não entende alguma parte da mensagem. A realização de perguntas evita mal entendidos e conflitos solucionáveis.
Enfoque positivo
É importante que a escola opte pela colocação de um foco positivo na mensagem. Por exemplo, a escola deve comunicar aos pais quando o aluno se destaca, consegue melhorar a sua participação em sala de aula, etc.
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