Com o encerramento do ano letivo, as crianças passam ainda mais tempo em casa. E com tempo livre, é fácil se apegar às redes sociais em busca de entretenimento. Porém, existem diversas formas mais criativas e satisfatórias de se ocupar, podendo envolver toda a família. Assim, separamos 5 ideias de atividades para as férias.
1 – Aprender uma nova receita
Fazendo uma breve pesquisa, é possível encontrar pratos para todos os gostos. Bolos ou sanduíches, por exemplo, são receitas com passo a passo simplificados, fazendo com que até iniciantes na cozinha consigam se aventurar.
Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação, a autonomia das crianças e permite maior interação entre as pessoas da família, além de resultar em uma boa refeição feita de modo caseiro.
2 – Visita a parques
O incômodo causado pelo aumento das temperaturas nessa época do ano pode ser contornado ao visitar locais arborizados.
Os parques possibilitam o contato com a natureza, e, para as crianças, é comum encontrar áreas de lazer com brinquedos ou até mesmo eventos lúdicos.
Importante principalmente para quem mora em grandes cidades, a ida aos parques atua na manutenção da saúde mental, promovendo a prática de exercícios físicos (como caminhada) e estimulando a produção de vitamina D por exposição ao sol – sempre com proteção solar.
3 – Jogos de tabuleiro
Do clássico Banco Imobiliário aos inovadores como Ubongo: os tabuleiros são ótimas opções para se desconectar das redes e descontrair com os familiares nas férias.
Os jogos tem preços variados, começando a partir de cem reais. Muitas, inclusive, contam com o aluguel de jogos como diferencial, uma boa ideia para quem ainda está em dúvida sobre qual jogo adquirir. Dessa forma, é possível jogar com vários estilos diferentes.
4 – Maratonar filmes:
As telas não são completas vilãs: apesar de atraírem toda a nossa atenção devido às redes sociais, é possível usufruir dos benefícios da tecnologia com elas.
Aproveitar o clima de fim de ano e maratonar filmes com temáticas natalinas pode acender o espírito de compaixão e empatia, além de garantir boas gargalhadas.
5 – Desenvolver o lado artístico:
Seja pintando alguma tela, cadernos ou paredes, o uso de cores e formatos tem efeito terapêutico e melhora a percepção e senso artístico das crianças. Telas e tintas podem ser encontradas com facilidade em papelarias e também na internet.
Além destas atividades para as férias, você pode conferir o nosso artigo sobre semana das crianças – atividades para a escola.
Vimos, então, algumas formas de promover o bem-estar em família em uma época tão esperada. Qualquer que seja a atividade escolhida, é importante dedicar-se a ela de maneira plena. Em tempos onde tudo é passageiro, é necessário dar atenção ao que realmente importa para que memórias boas sejam criadas.