Quando falamos de inteligência artificial na educação, temos que ter em mente que essa é uma área da ciência da computação que está transformando e moldando a gestão e o aprendizado dos alunos. Podendo ser usada para que o conteúdo ensinado durante as aulas seja controlado, bem como a avaliação.
A realidade virtual e a aprendizagem móvel são alguns exemplos de tecnologias aliadas à educação que têm contribuído para um ensino mais dinâmico. Quer saber como o uso dessa tecnologia pode contribuir para o ensino? Então continue lendo para entender melhor esse conceito e suas possíveis aplicações nas escolas!
O que é Inteligência Artificial?
Como dito anteriormente, a inteligência artificial (IA) é um campo da computação que desenvolve dispositivos capazes de simular habilidades relacionadas à inteligência humana. Ou seja, simulam aspectos como percepção, raciocínio, tomada de decisão, resolução de problemas, etc.
Assim, a partir da observação desses dados e padrões, a IA pode “aprender” e começar a desenvolver sua percepção quando exposta a diferentes ambientes, de acordo com a finalidade para a qual foi desenvolvida. Ela está relacionada ao estudo de outras tecnologias e ao contrário do que algumas pessoas pensam, a inteligência artificial não veio para assumir as ocupações dos humanos e suas habilidades, pois pode contribuir muito com as atividades devido à sua enorme capacidade de armazenamento e análise de dados.
Quais são as vantagens da Inteligência Artificial na educação?
Graças à sua grande capacidade de armazenamento e processamento de dados complexos, fica mais fácil entender o padrão de aprendizagem de cada aluno em sua individualidade.
Vamos explicar! Como o modelo de ensino tradicional não leva em conta muitas idiossincrasias dos alunos, como desempenho e adaptação ao formato ou ritmo de aprendizagem, o desenvolvimento como um todo está em risco. O uso da inteligência artificial na educação tem muitas vantagens. Confira alguns deles abaixo:
1. Capacidade de adaptação às necessidades do aluno
Já se sabe que cada aluno absorve determinado conteúdo de uma determinada forma e nem sempre corresponde ao padrão da turma. Portanto, uma das vantagens da inteligência artificial na educação é justamente a capacidade de identificar como o aluno pode aprender melhor, para que o professor possa desenvolver o ensino dessa forma.
Portanto, essa prática pode ser realizada por meio de soluções tecnológicas de aprendizagem adaptativa, como jogos e uma variedade de outros programas destinados à educação.
2. Maior aprendizado
O uso da inteligência artificial na educação pode ajudar a remover as fronteiras do conhecimento. Tornou o aprendizado mais fácil, pois um aluno pode estudar mesmo de qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Além disso, também aprimora as habilidades dos alunos, como a Alfabetização Digital.
3. Feedback para professores
Os benefícios da IA na educação não se limitam aos alunos. Isso também contribui muito para o trabalho dos professores. Nesse contexto, os dados que diversas ferramentas tecnológicas apresentam sobre a aprendizagem dos alunos são extremamente valiosos para orientar o planejamento dos educadores e, posteriormente, auxiliar na busca de melhores práticas pedagógicas.
Além desses benefícios de IA:
-Transforma o currículo escolar e agrega mais valor à instituição;
-Promove a inclusão de pessoas com deficiência e garante que todos tenham igual acesso ao conhecimento;
-Melhora os processos pedagógicos e organizacionais baseados em informações em tempo real;
-Contribui para o crescimento de alunos, professores e gestores.
Como utilizar a Inteligência Artificial na escola?
Para implementar a inteligência artificial em sua escola, aqui estão alguns pontos básicos a serem seguidos. Vamos dar uma olhada em cada um deles abaixo:
1. Não tenha medo de investir em tecnologia
A inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia; um exemplo é o uso de smartphones com aplicativos que já respondem perguntas por voz.
Portanto, é um investimento que trará um grande retorno. Por isso, vale a pena examinar várias ferramentas e escolher aquela que melhor corresponde ao desempenho dos alunos, que economia de tempo traz para o trabalho dos professores e, acima de tudo, como melhorará a gestão escolar.
2. Fortalecer a equipe escolar
Após a implementação das ferramentas para uso na instituição, é necessário projetar a formação de professores e demais profissionais pedagógicos para utilizar bem as tecnologias. Além disso, também é necessário monitorar regularmente o feedback de todas as partes, incluindo os alunos que se beneficiarão dos métodos de ensino, para entender se os recursos estão funcionando ou se precisam de mudanças e adaptações.
3. Compartilhe os resultados
Ao compartilhar os resultados do uso da IA, é possível entender o que está funcionando bem e apontar percepções de melhoria.
A partir dessa posição, a escola passa a ter uma base de informações e experiências essenciais para a tomada de decisões.
4. Prepare seus alunos com correções de redação online
Se os alunos da sua escola estão se preparando para o Enem ou outros vestibulares, você já deve saber que a redação é uma das partes mais importantes dessas provas. Além de demonstrar sua habilidade com um padrão culto da língua portuguesa, devem demonstrar raciocínio e conhecimento de diversas áreas.
Os professores sabem disso, mas devido aos demais conteúdo do currículo escolar, que também é necessário completar, o trabalho com a escrita muitas vezes não dá a devida importância.
Por isso, conte com o apoio de soluções tecnológicas para que os alunos pratiquem a escrita e ajudem o professor no trabalho.
Muitas plataformas disponibilizam esse serviço com correções assertivas rápidas e atendem às necessidades de cada aluno ao receber um feedback específico sobre sua própria produção. Dessa forma, visualizam seus pontos fortes e podem melhorar aspectos que exigem mais estudo e treinamento.