A aprendizagem colaborativa é um dos métodos mais eficazes para tornar o processo de ensino envolvente e significativo. Diferentemente do modelo de tendência tradicional, propõe uma construção do conhecimento pautada na autonomia e no cooperativismo, o que possibilita novos caminhos aos alunos.
A tecnologia neste sentido tem sido um dos grandes facilitadores da estratégia no ensino superior. Isso porque é graças a ela que é possível desenvolver e disponibilizar atividades voltadas para o trabalho em grupo e planejamento coletivo do conhecimento. Assim é possível romper com as estruturas tradicionais de ensino e também aprimorar as atividades da universidade para que ela cumpra com suas obrigações educacionais. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo os principais benefícios de investir em aprendizagem colaborativa em sua instituição de ensino superior!
O que é aprendizagem colaborativa?
A aprendizagem colaborativa é um método baseado na interação, cooperação e participação ativa dos alunos. O modelo pode ser utilizado em diversos contextos em uma faculdade que deve valorizar a troca de experiências e estimular o envolvimento, engajamento e motivação dos alunos. O principal objetivo do processo é compartilhar recursos que suportem o aumento do conhecimento e, posteriormente, seu aprimoramento.
Além de gerar sentimento de pertencimento e identidade aos alunos que vivenciam a aprendizagem colaborativa, também transforma os participantes em agentes que influenciam diretamente na construção do conhecimento. Na prática, não são apenas os professores que detêm ou podem transmitir conhecimentos. Por outro lado, os alunos devem ser sempre incentivados a participar ativamente, permitindo que a metodologia atinja seu design colaborativo.
Professores e alunos devem definir em conjunto os melhores caminhos para que o ensino seja cada vez mais democrático e igualitário.
Modelo tradicional vs modelo colaborativo
Ao contrário do modelo tradicional de educação, a aprendizagem colaborativa incentiva todos os participantes a expandir seus conhecimentos de forma proativa e investigativa. Isso significa que o formato não se baseia apenas no papel do professor em sala de aula, mas busca outros recursos e ferramentas para promover o processo educacional.
Outro ponto que diferencia os dois modelos é o suporte à aprendizagem em grupo. O objetivo dessa estratégia é estimular o aluno a aprender por meio da troca de experiências e ideias com os colegas, o que contribui para uma compreensão compartilhada e cooperativa do conhecimento. O foco do grupo é talvez uma das maiores diferenças entre a aprendizagem colaborativa e a tradicional. Isso permite que os alunos desenvolvam novas habilidades intelectuais e comportamentais, bem como senso crítico, lógico e analítico. Afinal, esse tipo de ensino é mais voltado para a prática do que para a simples memorização do conteúdo.
Vantagens de adotar o formato na instituição de ensino
Na aprendizagem colaborativa, todos os envolvidos no processo de aprendizagem aprendem e se desenvolvem juntos, igualmente. A introdução do formato na universidade traz uma série de vantagens, como maior envolvimento e motivação da comunidade acadêmica para estudar.
A aplicabilidade da aprendizagem colaborativa, tanto na sala de aula como noutros contextos, conduz ao desenvolvimento de um maior sentido de trabalho em equipa. Como resultado, influencia os indivíduos a considerar diferentes pontos de vista, valorizar a ética e o respeito na comunicação. Abaixo listamos as principais vantagens que esse formato de ensino oferece para melhorar o desempenho das IES.
Permite que os alunos aprendam mais na prática
Na aprendizagem colaborativa, os alunos são incentivados a adquirir novos conhecimentos, refletir sobre eles e aplicá-los em suas vidas cotidianas. O objetivo é justamente fazer com que os alunos usem o que aprenderam para priorizar a aplicabilidade do conhecimento transmitido.
Isso significa que o método possibilita um ensino mais prático e voltado para as necessidades atuais da comunidade acadêmica. Isso também é essencial para estimular a criatividade e a proatividade nos alunos que precisam desenvolver autonomia suficiente para progredir nos estudos e receber instrução além da teoria.
Cria um sentimento de pertença
A aprendizagem colaborativa também é uma maneira eficaz de criar um maior senso de pertencimento e aceitação entre os alunos. Assim, a tendência é fazer com que cada um se desenvolva em suas fragilidades praticando as habilidades para participar do processo de aquisição de conhecimentos dos colegas.
Afinal, se a intenção for compartilhar aprendizados e experiências, é mais provável que os alunos criem mudanças positivas na vida dos participantes. Isso faz com que se sintam responsáveis e necessários para o desenvolvimento dos indivíduos com quem compartilham a ideia de conhecimento.
Promove o trabalho em equipe
De fato, uma das maiores vantagens da aprendizagem colaborativa é a oportunidade que ela oferece de promover o trabalho em equipe e, consequentemente, o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. Como esse formato tem foco no coletivo, quem domina determinado conteúdo pode, por exemplo, aplicar suas habilidades explicando ideias para outras pessoas que ainda não atingiram o mesmo nível de entendimento.
Além de ser uma ação importante para promover a memorização, o aluno acaba tendo maior satisfação em ajudar quem precisa. Assim, fazer com que os alunos trabalhem juntos para resolver problemas e dúvidas é uma forma de melhorar significativamente o relacionamento entre os colegas.
É também uma forma de retirar o protagonismo do professor em sala de aula, que no modelo tradicional acaba sendo o único detentor do conhecimento. Investir na aprendizagem colaborativa é fundamental para alcançar melhores resultados no processo de ensino oferecido pelas instituições de ensino superior.
Os benefícios do novo modelo são inegáveis, e quem quer conquistar espaço no mercado educacional e ganhar reconhecimento e notoriedade em seu nicho deve se apressar e discutir esse conceito com o restante da equipe educacional. Isso facilitará a implementação do formato e possibilitará a construção do conhecimento com base na autonomia e colaboração.