Seja em escolas públicas, sejam em instituições particulares, uma
das principais dúvidas nesses ambientes diz respeito a forma como o atendimento deve ser
feito. Em termos gerais, o mecanismo de atendimento e as principais questões relevantes
sobre o assunto devem ser baseados nos procedimentos de atendimento de qualquer empresa.
Isto é, é necessário perceber que a escola é sim uma empresa e como tal necessita contar
com
um protocolo de atendimento adequado a sua realidade.
No que concerne ao atendimento escolar, outro ponto relevante
refere-se a capacidade dos envolvidos reconhecer que precisam adaptam as suas ações de
atendimento acorde as necessidades dos membros do público-alvo. É lógico que o
atendimento
prestado ao estudante é diferente em escolas de educação infantil se comparado ao
atendimento à família. No entanto, essas diferenças não são tão proeminentes em
instituições
de ensino superior, cursos pré-vestibulares, entre outros.
Ainda de acordo com a realidade acadêmica, é indispensável gerar
um bom atendimento na escola. Esse é de extremo interesse para fidelizar os alunos, captar
alunos em potencial, potencializar a comunicação entre a escola e o núcleo familiar.
Está com dúvidas sobre como melhorar o atendimento escolar?
Então, fique conosco e preste atenção nas dicas que serão fornecidas a seguir. Elas são
relevantes para que a sua escola agregue valor ao atendimento e promova uma melhor
educação.
5 elementos para realizar um bom atendimento escolar
Um dos fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma
instituição de ensino é o atendimento. Este fator não afeta unicamente as escolas, qualquer
empresa que realiza atendimento ao público necessita contar com um atendimento diferenciado,
favorável e que proporcione retorno positivo às pessoas.
Um atendimento escolar de qualidade conta com cinco elementos
primordiais:
- Conhecimento acerca do serviço educacional oferecido.
- Respeito, cordialidade, cortesia e educação no tratamento
com o público.
- Reconhecimento dos procedimentos adotados pela escola em
termos de orientação e organização.
- Contar com recursos materiais suficientes para desempenhar
as atividades de atendimento.
- Possuir ferramentas tecnológicas que promovam um melhor
exercício profissional.
Após conhecer quais são os pilares de um bom atendimento, é
preciso ponderar se a sua instituição de ensino conta com essas bases. É claro que o
desenvolvimento dos mesmos varia de instituição para instituição, contudo, é primordial que
todas possuam esses elementos.
A compreensão dos elementos permite adentrar a forma como
realizar um atendimento de qualidade. Veja a seguir, as cinco dicas essenciais que qualquer
instituição de ensino deve seguir para alcançar bons resultados.
Dicas para um atendimento escolar otimizado
Algo indispensável em qualquer empresa que deseja se destacar no
campo do atendimento é proporcionar uma correta orientação e treinamento aos seus
colaboradores. Além dessas ações positivas, é importante considerar a cobrança como parte
das atividades dos gestores de centros educacionais. Assim, quando necessário, é importante
cobrar resultados e ações proativas em busca de um melhor atendimento escolar.
A disponibilização de um eficiente serviço de atendimento ao
consumidor é uma medida eficiente, contudo, demanda conhecimento e preparo por parte dos
atendentes. A escola deve proporcionar um adequado canal de contato que permita emitir
críticas, esclarecer dúvidas, encaminhar sugestões. Essa prática permite potencializar o
atendimento.
- Preparo de porteiros e pessoal de operações
Além de prestar atenção na qualificação do atendimento de
professores e profissionais envolvidos na educação dos estudantes, é importante que a escola
priorize a orientação dos colaboradores operacionais. Proporcionar a informação adequada
para que estes possam esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da escola também é
indispensável para um bom atendimento.
- Procedimentos de secretaria bem esclarecidos
É necessário que haja clareza nos procedimentos a serem efetuados
na secretaria acadêmica. A adoção de procedimentos padronizados facilita o contato com as
pessoas que demandam atendimento. Além disso, agiliza as ações, evita a formação de filas e
diminui a chance de insatisfação. Outro ponto relacionado a este assunto é o encaminhamento
das pessoas a outros setores. É primordial que os atendentes tenham plena ciência dos
procedimentos e saibam o setor adequado para a resolução do problema da pessoa
atendida.
- Perfeita organização de uma agenda escolar e um
calendário
Uma escola organizada deve ter um calendário bem planejado e uma
agenda organizada. Nesses, devem ser incluídos eventos, reuniões, atividades relevantes do
ciclo escolar, entre outras informações fundamentais na vida acadêmica dos alunos. Além
disso, devem estar explicados o período de atendimento da secretaria, direção, coordenação e
outros setores da instituição.
O uso de ferramentas como um potente aplicativo escolar fornece
diversos benefícios à escola. Alguns deles são o controle de presença, envio de mensagens
instantâneas, mecanismos de compartilhamento de arquivos.
Quer saber mais informações sobre a melhor alternativa para
potencializar a comunicação entre a escola, alunos e família? Entre em contato conosco e
solicite mais informações.