Você já sabe o que é Marketing de Relacionamento, certo? Caso não
tenha lido nosso artigo sobre o tema, basta clicar aqui e
ficar por dentro desta poderosa forma de fidelizar clientes. A comunicação escolar deve
usar
e abusar deste método, que torna o cliente simplesmente um fã de seu negócio.
Mas a pergunta é: você sabe como usar o Marketing de
Relacionamento para otimizar o relacionamento escolar? A internet deixou tudo bem mais
fácil
para o Marketing de Relacionamento. Desta maneira, a escola pode usar todas as
ferramentas
do Marketing Digital disponíveis para facilitar o relacionamento da escola com seus pais
e
alunos.
Conhecer o seu público é fundamental para o Marketing de
Relacionamento
Antes de tudo, você deve conhecer o seu público para utilizar o
Marketing de Relacionamento. De nada adianta você investir nele se não conhecer exatamente
como pensam os pais e alunos da sua escola. Como é que você vai oferecer benefícios a eles?
Por isso, é essencial que você crie as personas da sua escola, ou seja, as representações
dos clientes mais fiéis que possui. Assim, você vai focar seu relacionamento com esse
público-alvo para que ele se torne um garoto-propaganda da sua marca.
Confira essas dicas para que otimizar o Marketing de
Relacionamento para escolas!
1. Tenha uma lista de contatos atualizada
Mantenha uma lista com os contatos dos alunos e pais –
sempre atualizada. Essa lista deve ter o máximo de informações a respeito de seus clientes.
O ideal é segmentar essa lista para construir a estratégia de relacionamento mais adequada a
cada um. Ou seja, pais de alunos do Ensino Médio e de crianças matriculadas na creche, por
exemplo, possuem objetivos diferentes. Logo, a abordagem também deve ser diferenciada para
cada pai.
2. Busque personalizar a mensagem
A ideia de personalizar a mensagem é muito importante para criar
um Marketing de Relacionamento eficaz. Mesmo segmentando a sua lista de contatos, você deve
pensar que cada pessoa que recebe a mensagem é única. O objetivo desta personalização é
fazer ela perceber o relacionamento como algo exclusivo. Enviar um e-mail chamando pelo
primeiro nome e pontuando alguma preferência cria uma aproximação natural.
3. Direção sempre a postos
Em qualquer situação, mostrar que a direção existe e está ali
para atender é necessário para potencializar o Marketing de Relacionamento. Quando um
diretor se apresenta para o pai ou aluno com o intuito de resolver algum problema, pode ter
certeza de que o cliente vai se sentir importante para a escola.
4. Seja rápido na resposta
Deixar um pai ou aluno esperando é péssimo para a imagem da
escola. Por isso, promova uma gestão no ambiente escolar para que cada profissional seja
responsável por uma área. E que saiba atender rapidamente a todas as questões que forem
surgindo no dia a dia. Caso o problema ultrapasse as barreiras propostas, a direção deve se
envolver de forma ágil.
5. Promova eventos comemorativos diferenciados
Uma forma de aproximar pais e alunos da escola é promover eventos
comemorativos inusitados. Muitas escolas promovem eventos comuns, como Dia dos Pais ou
Páscoa, mas poucas são as que buscam fazer algo diferente. Que tal a noite da pizza? Ou a
noite do pijama? Jogo de queimado entre os pais? Faça uma pesquisa com os pais e alunos e
busque fazer eventos variados.
6. O poder da pesquisa
A opinião de pais e alunos é fundamental para a sobrevivência da
sua escola. Afinal, quem não se sente valorizado quando a sua opinião é solicitada? Fazer
pesquisas recorrentes tem como principal objetivo melhorar o atendimento e o
relacionamento.
Assim, fica claro que o marketing da escola tem que ir cada vez
mais além do tradicional. Para que o Marketing de Relacionamento seja realizado de forma
consistente, aposte na tecnologia como forma de estreitar esse relacionamento entre pais
– alunos – escola.
Invista no aplicativo
Connect Escolas. O aplicativo escolar foi desenvolvido especialmente para conectar
escolas, pais, professores e alunos com apenas um toque, seja do tablet ou
smartphone.
O aplicativo Connect Escolas possui muitas funcionalidades:
substitui a tradicional agenda escolar, é customizável e pode ser encontrado nas lojas
virtuais Google Play e App Store com o nome e identidade visual da escola, onde será
facilmente identificado.
Para escolas, estratégias de marketing de relacionamento eficazes incluem personalização da comunicação, eventos interativos para pais e alunos, programas de fidelidade acadêmica e feedback constante para ajustar as abordagens conforme necessário.