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Análise do engajamento de usuários com nossos dashboards

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Análise do engajamento de usuários com nossos dashboards

Como diz o ditado, “menos é mais”. Por conta desse fato, claro que em alinhamento com boas questões de passam pela tecnologia e também pelo planejamento de uma empresa, que os dashboards estão em ascensão. Na área educacional, por exemplo, apostar neste recurso é sinônimo de bom investimento e também de total aproveitamento de tempo, com o compartilhamento de informações. Mas antes de explicar como ele funciona, uma pergunta: você sabe o que é um dashboard? Acompanhe e entenda como esse serviço pode facilitar a sua rotina. 

O que são dashboards 

Sabe quando o objetivo é apresentar dados e ter acesso rápido a um agrupamento de informações? No marketing digital, você pode chamar isso de dashboards. São painéis que exibem o objetivo de marca/empresa, de maneira objetiva, intuitiva e entregam em apenas uma tela, todos os principais indicadores que compõem o serviço prestado pelo titular em questão. E quando nos referimos aos indicadores, considere de fato os principais, pois o dashboard funciona de modo muito direcionado e por isso precisa contar com apenas elementos que são fundamentais na hora de uma tomada de decisão. 

Como um painel de dashboard pode facilitar no processo de análise e engajamento de usuários para sua escola 

Ao montar com perfeição um dashboard, a instituição de ensino se aproxima com mais convicção de seu público-alvo, pois o painel faz uma espécie de “funil”, a partir dos indicadores que foram utilizados em sua montagem. Assim, é muito mais fácil atingir o público correto (consumidor do seu material) e ter uma real noção (baseada em métricas, ou seja, dados), de como funciona a jornada de busca do seu usuário. A partir dos apontamentos feitos por essa métrica, o nível de engajamento (interação entre a rede e o público consumidor), só tende a crescer e também a promover o que chamamos de conversão (a análise dos seus indicadores vai mostrar se seus potenciais clientes estão clicando em seus conteúdos, se de fato o serviço prestado tem sido suficiente e eficiente). 

Dashboard é a mesma coisa que um site ou landing page? 

Não. Embora aparente em um primeiro momento, os dashboards não tenham nada a ver com sites e landing pages. A maior diferença entre eles você percebe logo ao reparar a interface: um painel de dashboard tem apenas uma página. Ou seja, nada de hiperlinks, abas e nem de uma sequência de dados para rolar, em busca de mais informações. Diferentemente de outras plataformas digitais, ao criar um dashboard, ele deve concentrar todas as informações fundamentais e apenas elas. É por isso que o painel exige a necessidade de um belo filtro nas ideias. A plataforma precisa ser ágil, já que a intenção é que o usuário entenda e encontre tudo que procura, em poucos segundos. 

Quais são os principais diferenciais do dashboard da Connect Escolas e o que o torna eficiente 

  • O Connect Escolas oferece um painel de dashboard eficiente e objetivo, com clareza nas informações. Mesmo que os dados sejam suscintos, precisam ser completos e assertivos. Diferente de um site ou landing page, por exemplo, um painel de dashboard não pode ter muitos elementos para apresentação, isso significa: nada de menu (já que as informações precisam estar agrupadas), nada de botões e nada de um design e layout espalhafatoso; 

  • Nosso dashboard é simples e eficiente, mas isso não implica em ser feio ou mal feito. Tudo funciona como uma bela engrenagem. O painel exibe os objetivos e metas do serviço em questão, mas com muito cuidado para não pecar no alinhamento destas informações. Isso também faz uma diferença na hora que o usuário visualiza o painel. Além disto, a objetividade é sempre priorizada em prol de melhores resultados para você; 

  • Além do alinhamento, há várias opções de cores para seu painel. Uma boa tática para não se equivocar, é apostar em cores baseadas na identidade visual da empresa. Com esta escolha, a tendência é que o seu dashboard reforce o profissionalismo da marca, e ainda facilite o processo de fidelização com o cliente. Se não puder partir das cores da marca, pense no seu público-alvo e decida a partir do questionamento: quais cores podem criar uma melhor comunicação com o meu cliente em potencial? Qual cor pode facilitar no processo de identificação do mesmo com a nossa marca? 

  • Gráfico adequado. Este é um ponto muito interessante e que não deve ser feito sem um estudo. Ao inserir os gráficos que dispomos em seu painel, avalie todas as possibilidades e escolha aquele que realmente for deixar o seu dashboard informativo e intuitivo. Se ao olhar o gráfico o usuário sentir alguma dúvida, então você escolheu errado, já que este tipo de recurso não pode contar com erros assim. Algumas dicas para optar pelo melhor:  gráfico de linhas servem para momentos em que é necessário exibir dados sobre análise de tendência de tempo. Sobre os tradicionais gráficos de pizza, evite a utilização. Se utiliza-la, nunca extrapole a marca de cinco fatias no seu gráfico. Se precisar de mais espaço, troque a pizza por um gráfico de barras. Por fim, com relação aos gráficos 3D, em um dashboard eles não devem ser utilizados de maneira alguma. O 3D foge da regra de uma exemplificação simples e objetiva, portanto, não combina com o serviço que a marca quer prestar por meio do painel. 

  • Contraste. Depois nde reunir todas as informações necessárias para montar o seu painel com perfeição, lembre-se de destacar os números que você acredita que mereçam um pouco mais de atenção. Afinal de contas, um dashboard é um agrupador de dados. E dados em um painel deste, significam relevância. Selecione os fundamentais e aplique o contraste, para que ao acessar o seu painel, o usuário já se sinta atraído para prestar um pouco mais de atenção naquela informação. 

Agora que você já sabe os diferenciais do painel, utilize-lo para analisar e compartilhar os seus dados de engajamento de uma forma eficiente. Para tanto, o dashboard do aplicativo escolar Connect Escolas pode ser o facilitador que você procura para sua escola.

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