Antes, os diários de classe, os bilhetes enviados nos cadernos eram as formas mais eficientes de entrar em contato com as famílias dos alunos. Felizmente, as inovações tecnológicas e de informações tem colaborado na busca por uma participação mais efetiva dos responsáveis na vida acadêmica das crianças. Graças a isso, as famílias podem ter um maior controle na vida escolar dos estudantes.
Se por um lado a tecnologia tem ajudado na busca pela participação otimizada da família no âmbito escolar, ainda há muitas dúvidas sobre quais são os melhores canais de controle. E esta questão está longe de ser um questionamento exclusivo das famílias. Atualmente, a escola precisa considerar soluções de controle na vida escolar como uma diferenciação no mercado.
A responsabilidade no controle da vida escolar dos alunos
Conforme mencionado anteriormente, de maneira frequente, este assunto gera certas dúvidas na mente dos gestores de escolas: até que ponto ou idade é indicado o controle dos pais na vida escolar das crianças?
Embora não haja uma visão 100% correta ou resposta única para tal questionamento, é preciso ponderar diversos pontos. Quando a criança é muito pequena, ela precisa ser guiada, sendo assim os pais precisam estar mais presentes na sua vida acadêmica.
Com o passar do tempo, essa necessidade vai diminuindo uma vez que estudar torna-se uma obrigação para o estudante. Além do mais, o aluno cria consciência da disciplina, autonomia, responsabilidade necessárias para obter um bom rendimento.
Mesmo após entrar no ensino médio, é importante que os pais conheçam e participem da rotina escolar dos estudantes. Isso aumenta as chances do aluno manter um bom rendimento e compreender que há prazer no aprendizado.
Tendo em vista a necessidade de manter certo controle na vida escolar dos filhos, é imprescindível que a escola ofereça meios para que essa tarefa possa ser realizada com sucesso. Uma das formas mais adequadas de garantir a participação dos pais assim como potencializar o controle da família nas questões acadêmicas dos alunos.
App para ter mais controle na vida escolar dos filhos
É difícil encontrar escolas que ofereçam uma ferramenta própria de comunicação, isto é, que criem um aplicativo capaz de aumentar a participação dos pais na vida acadêmica das crianças. Como os custos de desenvolvimento e manutenção costumam ser altos, a melhor alternativa é que a escola encontre um fornecedor de softwares.
Ao incorporar um aplicativo na estratégia escolar e otimizar o uso da tecnologia em prol do maior controle na vida acadêmica das crianças, é possível melhorar a forma como a comunidade enxerga a escola. Um aplicativo eficiente precisa contar com funcionalidades consideradas importantes pelos responsáveis assim como possuir conteúdos que atendam as demandas das famílias e dos estudantes.
No que concerne ao controle da vida escolar, um app deve facilitar a vida dos pais na hora de conferir avisos, calendário de eventos, acesso as notas, verificar o número de faltas do estudante, etc.
Sobre o controle na vida escolar dos filhos, há um consenso entre especialistas da área no que tange à relevância da participação. Sendo assim, o aplicativo é um facilitador, uma ferramenta capaz de aproximar estudantes, instituições de ensino e famílias tendo como objetivo a educação. Conheça mais informações sobre funcionalidades imprescindíveis do aplicativo escolar Connect Escolas.