Atualmente, um dos principais desafios da escola é como tornar a aula mais dinâmica. Com os alunos cada vez mais conectados ao smartphone e expostos a uma quantidade excessiva de informação, o professor precisa saber se reinventar para prender a atenção deste novo aluno, chamado de nativo digital. E que tem uma dificuldade grande em se concentrar.
Mas como isso seria possível? Com certeza você deve estar se perguntando. Algumas dicas podem sim tornar as aulas mais dinâmicas. Saiba quais! Mas, antes de tudo, o professor deve estar aberto para o novo. De nada adianta estar preso ao modelo de aula antigo, onde o professor falava, o aluno escutava e depois perguntava se tivesse alguma dúvida. A educação atual é muito mais dinâmica, interativa e baseada na troca entre professor e aluno.
Tecnologia interdisciplinaridade e prática: aulas mais dinâmicas são essenciais para os chamados nativos digitais
A primeira dica é justamente utilizar a tecnologia a favor do professor. O uso do tablet em sala de aula estimula a interação entre aluno e professor, já que proporciona uma experiência sensorial mais apurada e inserida no atual contexto que vivemos. Através dele, o professor pode disponibilizar softwares e conteúdos educacionais, ampliando a comunicação escolar.
Roteiros de aulas e testes podem também estar incluídos nos tablets, principalmente de disciplinas como ciências e matemática. Outro ponto positivo do tablet é que a pesquisa se torna muito mais fácil e rápida. Desta maneira, a aula fica muito mais dinâmica, obviamente.
Outra forma de tornar a aula mais dinâmica e que vem sendo utilizada por muitas escolas é a interdisciplinaridade. A proposta é a seguinte: os professores se reúnem para dar uma aula em conjunto para os alunos e, assim, debatem como um determinado assunto é abordado por sua respectiva disciplina.
O que ocorre, aqui, é proporcionar ao aluno um momento de debate único e muito importante. Sendo que é uma aula completamente dinâmica e que não coloca professores e alunos em locais distintos: estão todos no mesmo patamar numa discussão de igual para igual. Neste caso, o aluno passa a enxergar os conteúdos de todas as disciplinas como importantes, além de terem a chance de avaliar o ponto de vista de cada professor sobre o assunto em questão.
Aulas mais dinâmicas também precisam de um método baseado na prática. Promover pesquisas de campo, experimentações e estimular a participação dos alunos é fundamental para o professor se encaixar neste novo cenário. O aluno de hoje precisa se sentir protagonista em sala de aula, mão um mero coadjuvante, como era no passado.
E isso inclui desenvolver a habilidade de cada um, bem como disponibilizar uma avaliação que observe a execução do trabalho ao aprender. O objetivo deve ser, basicamente, desenvolver a autonomia dos alunos em diversas áreas, principalmente no aprendizado.
E tem mais: aulas dinâmicas podem encontrar novos talentos da ciência
Num país com cada vez mais talentos desperdiçados, estimular o espírito investigativo dos estudantes para formar jovens pesquisadores é essencial e pode contribuir para o futuro na área científica de forma muito positiva. Sem contar que é uma maneira de deixar a aula bem mais dinâmica! Isso tem como objetivo já fisgar, desde cedo, os alunos que possuem habilidades em disciplinas como física, química, biologia e matemática.
Sob a supervisão de um especialista, o aluno tem a chance de participar de pesquisas em uma área específica do conhecimento e que pode ser no campo da astronomia, da física ou da química, por exemplo. E, assim, os estudantes envolvidos no projeto têm a oportunidade de conhecer o lado prático das disciplinas e se tornam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem à medida em que são responsáveis em apresentar aos demais colegas o que aprenderam. O resultado: uma troca muito positiva e que somente a prática pode proporcionar.
Uma escola que aposta em aulas mais dinâmicas promove uma maior integração do aluno com a sua vida escolar e ajuda a desenvolver o papel dele na sociedade como um todo. E isso faz toda a diferença: o aluno se sente preparado para escolher e investir na profissão que mais tem a ver com o que busca como realização. Formar um aluno é, acima de tudo, formar um ser humano para a vida.