Grandes e pequenos colégios são conscientes da importância de realizar ações de marketing que visem captar clientes e aumentar o número de alunos na instituição. Para que isso ocorra é importante compreender que estamos na era das relações, onde oferecer um serviço não é suficiente. É preciso empreender um relacionamento com os seus clientes, sejam eles diretos ou indiretos. No que concerne à relação entre escola-clientes, deve-se ter em mente que a fidelização é possível unicamente quando se perpetua a comunicação entre as partes.
Hoje em dia, as instituições precisam compreender que não basta vender um serviço, é indispensável conquistar e manter uma relação duradoura e de confiança com os clientes. E isso só é alcançado quando o público-meta entende que a escola abre as suas portas e busca esclarecer dúvidas, aceitar críticas, etc.
A ideia principal do marketing de relacionamento é manter o contato constante com os clientes, oferecendo ajuda, conteúdo, informação e esclarecendo as suas dúvidas. Ao estar sempre presente na vida dos clientes, é possível manter um relacionamento viável e de longo prazo. O contato constante e orientado às necessidades dos clientes, faz que a sua instituição seja a melhor posicionada na mente dos clientes.
Entenda o que é Marketing de Relacionamento
O Marketing de relacionamento é um conceito que nasce a partir de uma mudança na orientação da estratégia mercadológica. Neste sentido, o marketing partiu do conceito básico da captação de clientes e passou a buscar a sua total satisfação integral ao longo do tempo. Assim, a ideia de transações avulsas é retirada e entra em cena o conceito de relações na esfera do Marketing.
Em termos gerais, é possível dizer que o marketing de relacionamento é o processo que integra o serviço ao cliente com a qualidade e o marketing. Esta tripla aliança visa estabelecer e manter relações duradouras e rentáveis com os clientes. Este enfoque permite fidelizar e maximizar a rentabilidade dos clientes no tempo por meio da utilização de diversos mecanismos e ações.
Os recursos usados no marketing relacional visam gerar confiança e oferecer valor às pessoas. Mais do que buscar resultados imediatos, esta qualidade de marketing visa estender e prolongar a relação com os clientes até alcançar o seu objetivo. Ao colocar os interesses dos clientes em posição privilegiada, consegue obter uma maior rentabilidade fruto da fidelidade e preferência pela marca.
Um dos principais diferenciais do marketing de relacionamento perante o enfoque tradicional, é que ele busca captar a atenção dos consumidores desde o primeiro contato. A busca pela atenção dos clientes potenciais é realizada mediante a utilização de conteúdos e outras ações que potencializar a confiança e aumentam o valor percebido pelas pessoas. Assim sendo, as pessoas sentem-se menos pressionadas pela compra e acabam ficando mais receptivas as mensagens da empresa. Isto também é o começo de um relacionamento sólido e diferenciado com a empresa.
Por fim, o marketing de relacionamento considera o processo de compra como um conjunto de etapas de conhecimento e geração de confiança que pode levar bastante tempo. Conforme os seus preceitos, um cliente comprará quando estiver pronto para realizar esta ação, não quando a empresa estiver pronta para vender o produto ou serviço.
Como o marketing de relacionamento pode melhorar os resultados da escola
Assim como qualquer outra organização com ou sem fins de lucro, as escolas precisam adotar práticas de marketing de relacionamento no seu cotidiano. Conforme visto anteriormente, o marketing de relacionamento procura estabelecer um contato de longo prazo com os clientes e isso é o que a escola deseja, ter muitos alunos e captar cada vez mais clientes em potencial. Para que isto seja possível, é preciso investir tempo e demais recursos na realização de ações de marketing de relacionamento ligadas ao momento de cada cliente.
Dependendo da fase na qual as pessoas se encontram dentro do processo de contratação do serviço escolar, as escolas podem aplicar diferentes ações e táticas. Esta variação permite que a escola possa se aproximar e relacionar de uma forma mais adequada e assertiva. Na hora de criar relações significativas com os prospects e clientes, é possível fazer uso das inovações da tecnologia.
Quanto o assunto é atrair alunos usando marketing relacional, é fundamental trabalhar com a geração de confiança. Uma das formas interessantes de buscar essa confiança é mediante o oferecimento de conteúdos de blog, ebooks e outros conteúdos de diferentes formatos. No entanto, antes de apostar nesta técnica é necessário perceber quais conteúdos são atraentes para o seu público-meta. Sobre isso, uma boa ação de marketing de relacionamento via geração de conteúdo deve fornecer informações úteis e relevantes e que respondam as dúvidas dos alunos em potencial.
Outro ponto relevante a ser citado, é que esse conteúdo também deve ser de interesse para as famílias, principalmente quando se trata de captar alunos de ensino fundamental e médio. As famílias devem identificar que a escola é a melhor alternativa para o estudante e compreender que pode manter um bom relacionamento com a instituição de ensino.
O uso da tecnologia no marketing de relacionamento da escola
Graças às novas tecnologias da informação e comunicação é possível manter relações personalizadas de maneira massiva, permanente e geograficamente distantes. As empresas podem manter um nível de comunicação multicanal com os clientes. Esses canais são indispensáveis para detectar as preferências do público-meta e adaptar os seus produtos e serviços acorde essas necessidades. Entre as inúmeras vias de comunicação e ferramentas disponíveis para o marketing de relacionamento encontram-se as redes sociais, e-mail marketing, aplicativos, conteúdos digitais, blogs, sites. Enfim… Essa diversidade de meios de contato potencializa as chances de um relacionamento duradouro entre os clientes e empresas.
As questões descritas acima, enquadram-se perfeitamente na realidade das escolas. Para manter o bom relacionamento com pais, alunos e prospects é preciso priorizar a comunicação fazendo uso de ferramentas e recursos tecnológicos. Embora todas essas formas de alcançar os clientes sejam valiosas para as instituições, existem duas que fazem toda a diferença no universo acadêmico: redes sociais e aplicativos.
Redes sociais
As redes sociais são ótimos meios de comunicação com o público-meta de uma instituição de ensino. Hoje em dia, é difícil encontrar pessoas à margem das redes sociais. E se o adulto não tem, é provável que o estudante possua. Assim sendo, pode-se perceber que ter uma página ou perfil nas redes sociais é fundamental para o contato efetivo tanto com o estudante quanto com a sua família.
Mas atenção, um ponto que precisa ser salientado é a necessidade de fazer postagens com sentido e interesse para os estudantes e/ou suas famílias. É claro que cada postagem visa chamar a atenção de um dos grupos (estudantes, família, outros professores, comunidade em geral) dentro do público-meta, por isso é preciso ter muito cuidado com o conteúdo. Sobre este, a instituição deve alimentar corretamente os seus perfis e páginas. Além disso, é relevante que as publicações sejam variadas e não tratem unicamente de divulgar a escola.
Aplicativos
Você já parou para pensar sobre o poder dos aplicativos? Disponibilizar um aplicativo é quase uma obrigação para as organizações atuais. Ao longo do tempo, tanto o consumidor quanto as empresas têm descoberto quão relevante e prático é contar com um aplicativo. Os apps lançados no mercado têm o intuito de facilitar a vida das pessoas e isso não é diferente quando se fala sobre aplicativo escolar.
Um aplicativo escolar revoluciona as ações de marketing de relacionamento com a família e com os estudantes. Embora seja um recurso ótimo para as escolas, ele é fundamentalmente recomendado para estudantes já matriculados na instituição. Inclusive, é possível fazer uso do aplicativo escolar como vantagem competitiva perante a concorrência. Sendo assim, as escolas devem optar por um aplicativo que vá ao encontro das suas necessidades e das demandas dos estudantes e do núcleo familiar.
Um aplicativo escolar de qualidade precisa disponibilizar uma rápida comunicação entre a escola e a família. Além disso, é importante que um aplicativo escolar proporcione controle de presença e faltas, assim como permita o envio de arquivos multimídia. Outro ponto importante é contar com um app dinâmico e que seja frequentemente atualizado.
Outras ferramentas do marketing de relacionamento para escolas
Conforme visto anteriormente, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para atrair e fidelizar os estudantes. No entanto, ainda há outras formas de efetuar o marketing de relacionamento com sucesso. O segredo é investir em ações e canais combinados, assim, pode-se alcançar o público-meta de uma maneira mais efetiva.
Uma excelente via de relacionamento é o Serviço de Atendimento ao Cliente. Uma instituição de ensino que disponibilize um espaço para dúvidas, críticas e sugestões gera mais credibilidade. Outro mecanismo é a realização de eventos específicos com abertura para a participação da família e membros da comunidade.
Vale a pena investir no marketing de relacionamento para escolas! Através dele consegue-se obter uma atenção maior das famílias e dos estudantes. Além disso, potencializa a captação de estudantes e promove a fidelização dos clientes.
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